Avalon

Através da brumas, consigo ver...

Nome:
Localização: Portugal

Sou...A Senhora de Avalon!

sexta-feira, agosto 11, 2006

Sorrisos de Itaparica...

O regresso de férias custa sempre um pouco...

Apetecia-me continuar a andar descalça pelas areias finas da praia de onde vim...
Continuar a conversar com aquelas pessoas, que não têm uma casa confortável como as nossas, mas têm sempre um sorriso no rosto;
Não têm sapatos, mas estão sempre prontas a cantar e dançar;
Não têm copos do IKEA, mas têm água de côco;
Não têm roupa, mas estão sempre a refrescar-se nas águas quentes e transparentes que rodeiam a ilha...

E sorriem;
São simpáticas;
Bem dispostas;
Dizem que a Natureza é generosa enquanto houver peixe no mar e fruta nas árvores!!

Aproveitam cada dia...e não pensam como será o amanhã!

Fiquei fascinada com a postura, a forma de estar!!
Confesso que, por vezes tinha vontade de pegar em todos e trazê-los comigo!!! Mas eles são felizes ali...com o que têm e uns com os outros...
Saía da praia com o coração apertado, a pensar que iria tomar um banho no meu quarto, ter um jantar com um buffet soberbo e eles iriam atravessar a ilha, para regressarem às casas deles para fazerem uma selecção da comida que teriam para oferecer à quantidade estrondosa de filhos que têm.

A Neusa...uma senhora de...nem sei quantos anos (!!!!!), pois todos eles parecem mais velhos devido à pele queimada do sol, tinha o Marquinhos com 5 anos.
Levou-o para brincar com o Principe, mas os restantes 5 filhos tinham ficado em casa!!!!
Avisou de imediato que o Marquinhos não falava...mas com o ar mais despreocupado e natural do mundo! Para eles tudo é normal...

Mas o Marquinhos falava...
Enquanto brincava sozinho...ele falava com ele próprio!
Devia ter o mundo dele...

Rendi-me aos encantos destas pessoas, que muito orgulhosas diziam que “ a portuguesa é minha amiga!!”...
Quando me diziam, que eu não podia ser portuguesa..que eu era brasileira de certeza! Que não estavam habituados a pessoas assim, que falavam com eles, que se auto intitulam de “pessoas sem cultura”...
Apaixonei-me pelo olhar deles, pelo sorriso...
Foram sem dúvidas os melhores dias...aqueles, em que apanhei sol junto deles! Em que me deram um côco e me ensinaram a comer o interior sem talheres!!!

E acima de tudo pelo ar enternecido e agradecido, quando apareci com as minhas roupas e as do Principe para lhes deixar no dia em que regressei!!

O momento alto, foi quando o Principe, tirou a t-shirt que tinha vestida para o regresso de avião e a ofereceu ao pequeno Marquinhos...
A criança, não percebeu...
Mas a mão dele, com o Principe abraçado a ela e com os olhos repletos de lágrimas disse “ Essa criança é abençoada por Iemanjá!”...

Comprei-lhe uma tshirt para o regresso, na qual está impresso a palavra Itaparica...para que nunca mais nos esqueçamos desta viagem e destas pessoas!

Hoje, quando fecho os olhos, ainda lhes consigo ver o rosto...
Não tenho fotos deles por opção, porque para mim não há nada melhor que guardar estas recordações em lugares que só eu tenho acesso...

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fantástico este péssimo hábito de me conseguires arrepiar com as coisas q escreves e transmites.. A nossa grandeza é proporcional à distancia q encurtamos com os supostamente mais distantes do nosso mundo! Qual Rainha de Avalon é muito bonito q o transmitas de forma tão intensa ao Principe..
PS - Estou aqui numa agonia de não ter cigarros, q vou estragar o jantar a esta gente toda... *risos* Diferença abismal n é?

5:10 da tarde  
Blogger NipponLady said...

De tantas coisas preciosas que podemos possuir, a generosidade e a humildade são das mais valorosas!
POr isso, garantidamente que eles também não precisam de fotografias vossas, porque aposto que jamais vos esquecerão!

Vocês, tu e o Princípe maravilhoso, são uma lição de vida permanente!

"beijo-vos" com o coração

5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que texto lindo para terminar a semana. E bom ter uma amiga assim e um Principe lindo, lindo, lindo por dentro e por fora! Que saudades que tenho vossas.
O relato das tuas ferias fez-me lembrar outra nossa amiga a contar as suas ferias por terras de Sao Tome e Principe. Sao as duas diferentes, mas igualmente bonitas... de facto um sorriso e olhar dizem muito, basta estar atento... os vossos estao aqui comigo.... e estao tambem em Itaparica, ST&P...
Lpm

7:14 da tarde  
Blogger cloinca said...

Conseguiste deixar-me com as lágrims nos olhos...
Espera...
Tive de as enxugar, não conseguia ver bem o teclado!
lol
Olha o estado em que me pões!
Muito bonitos esses momentos que viveste! Muito mesmo!
Fiquei com vontade de lá ir também... de conhecer a intensidade e grandiosidade da alma dessas pessoas!
Eu fui a fortaleza há 6 anos... e prometi a mim mesma que quando voltasse levava material escolar e prendinhas para os miúdos: são tão pobres e sentem-se tão ricos! Ficam tão felizes com uma simples lembrança!
Gostei muito deste teu post... muito mesmo...
Beijos grandes para ti...
Cláudia

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Rainha!
Penso que já sabes a minha opinião sobre o gesto do teu príncipe.
Beijos do tamanho do Mundo

12:48 da tarde  
Blogger Zeca said...

Olá, descobri este teu cantinho por mero acaso, no entanto algo me fascinou a palavra mágica "Avalon", sabes ... em Avalon acabarei os meus dias ao lado daquela que amo... consegues adivinhar o meu nome? Adoro as lendas Arturianas, Uma boa semana e uma beijoca! Peraaa, se te lembrares visita o meu blog :)

11:45 da tarde  
Blogger Tita Dom said...

É! Sem duvida, esses rostos ficam sempre gravados em nós... lembro quando fui á republica o povo, as casas, a vida deles, as crianças... o geito simpatico e terno de nos tratarem... tudo fica bem gravado em nossa mente, em nosso coração.

10:45 da manhã  
Blogger Tita Dom said...

Beijo muito Grande

10:46 da manhã  
Blogger Avalon said...

pgb, conheces-me e sabes como sou!
Também te garanto, que através deste texto, por muito que me esforçasse não consegui transmitir 1/3 daquilo que na realidade senti!! Toca-me demasiado!!

P.S. - Sim de facto, a cena dos cigarros é o oposto!!! Mas tem o seu "quê" de hilariante!!!eheheh

Nipponlady, não sei se seremos uma lição de vida...
Mas estarei atenta, a todas as lições de vida que me queiram transmitir...e o que vivi nestas férias, contribuiu largamente para isso!!


lpm, que saudades!!!
Ia amar, que estivessem lá connosco...
Iriamos certamente repetir bons momentos, como antes!!!!

Cloinca, tal como referi, não consigo transmitir em palavras o que senti na altura...
Mas de facto, tb eu por inumeras vezes fiquei com lágrimas nos olhos!!

Cosmictarot, sim eu sei o que pensas!!!
E os teus pensamentos...fizeram-me sorrir! És um encanto...

De mim... bem vindo à Távola!
Não sei se este blog, será o mais indicado para teres contacto com quem escreve bonito, mas tento dar a conhecer um pouco da minha realidade...
De qualquer forma, tenho muito gosto, em que escolhas uma cadeira para te sentares junto de mim e dos meus Cavaleiros!

Simplesmente Louco...
Sim, presumo perceber o personagem que representas, e que por sua vez pertence a Avalon! Como tal, espero ter-te por cá mais vezes!!!

Razão do sorriso da minha alma, não sei porquê...mas presumo que percebes muito bem tudo o que escrevi...
É especial a forma como nos recordamos destas pessoas!!

Beijos a todos e obrigada pela visita!

12:06 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Que lindo o que escreveste Avalon, vim retribuir a visita que me fizeste e encontro um texto lindo como este, já para lá não falar do Principe que é lindo por dentro de certeza!! Um gesto muito bonito o dele!
Voltarei de certeza...
Beijoquinhas kidas
S

3:35 da tarde  
Blogger Just Me...S said...

Que lindo o que escreveste Avalon, vim retribuir a visita que me fizeste e encontro um texto lindo como este, já para lá não falar do Principe que é lindo por dentro de certeza!! Um gesto muito bonito o dele!
Voltarei de certeza...
Beijoquinhas kidas
S

3:35 da tarde  
Blogger cloinca said...

Para deixar beijinhos e desejar boa semana aqui por terras de Avalon!!
:)

4:13 da tarde  
Blogger Zeca said...

Olá, venho agradecer a tua visita ao meu blog, hoje desvendo mais um pouco deste véu visita um antigo blog meu o "Apenas Palavras" em http://adaniel44.blogspot.com/ e compreenderás o porquê de Avalon. Um beijo

11:36 da tarde  
Blogger Zeca said...

... esqueci-me de um pequeno detalhe, procura o post do dia 23 de Junho de 2006, :) Beijos.

11:40 da tarde  
Blogger Bailarina said...

essas gentes apesar de nada terem têm muito para nos ensinar...Lembro-me muito dos sorrisos, o tanto que me cativaram...Bem vinda

6:09 da tarde  
Blogger Mixikó said...

Puxa querida Avalon...bebi esta tuas palavras sem parar...és linda...muito linda...beijos

12:45 da tarde  
Blogger Rui Gonçalves said...

Excelente post. Aplaúdo de pé.
Parabéns.
As crianças têm um sentido de justiça e de solidariedade que nos escapa enquanto adultos.

7:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home